Pra Que Serve O Invento?

História do Professor Pardal, de 1972.

Antes de começar a usar a magia para inverter as personalidades dos personagens, como fez algumas vezes ao longo de sua carreira, papai primeiro tentou a tecnologia.

Esta é mais uma variação sobre o tema das famosas Leis de Clarke, já comentadas neste blog, com mais uma pitada de ficção científica, um pouco de filosofia oriental e até mesmo um caso de “abdução” por uma força misteriosa e desconhecida que compele o Pardal a fabricar uma máquina sem explicar para o que ela serve.

pardal-para-que

Quando é revelada a função do invento, que a princípio consegue transformar o Tio Patinhas de pão duro em perdulário e o Lampadinha de dócil em agressivo, vemos o uso de uma antiga máxima budista transposta para a alta tecnologia.

Assim, a misteriosa máquina passa a se comunicar com o inventor e estabelece que “para tudo o que existe no universo há o inverso”, o “anti”, que se expressa em coisas que vão desde a antimatéria e até as personalidades das pessoas.

pardal-para-que1

É claro que papai exagera um bocado com sua proposta pseudo-filosófico-científica, mas é para isso mesmo que servem os quadrinhos. Ele também não nos explica, em momento algum, quem ou o que é essa força que inspirou o inventor a construir a máquina misteriosa. O interessante é que uma explicação não faria nada de bom pela história, e só criaria um desvio desnecessário da trama. Algumas coisas não precisam ser explicadas.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s