O Guia Turista

História do Zé Carioca, de 1973.

Percebam que o título da história não é “o guia de turistas” ou “o guia turístico”, nem nada disso. É o “Guia-Turista”, mesmo.

O fato é que, em certas profissões nos campos de turismo e até mesmo de cosmética, o profissional nunca (ou quase nunca) pode fazer o que oferece aos seus clientes. Assim, por exemplo, a manicure raramente mantém as unhas esmaltadas e o guia turístico passa os dias explicando e guiando, mas raramente pode aproveitar verdadeiramente os passeios que proporciona a seus clientes.

Ou será que pode? Aqui, o Zé vai se comportar como os pais que levam os filhos ao circo ou ao parque de diversões só para poderem, eles também, se divertir um pouco. Quem é que nunca viu, em uma situação assim, os adultos se divertindo bem mais do que as crianças?

zc-turista1

Assim como o bico de detetive, guiar turistas era algo que qualquer pessoa que achasse que conhecia uma cidade se arriscava a fazer, em décadas passadas, com resultados às vezes bons e às vezes desastrosos. Mas coitado do turista que caísse nas garras de algum amador, ou pior, mal intencionado. Hoje em dia a profissão está regularizada, o que fez diminuir bastante a ocorrência de guias de fim de semana como o Zé.

Mas a abordagem que ele aprende com o Nestor, outro “guia turista”, é deveras original. Observem também as paisagens e comparem com o que o nosso “guia” está cantando ou dizendo. Isso não é inserção do Canini, mas sim algo que papai deixou muito claro nas instruções ao desenhista.

zc-turista

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s