Cadê a Trapaça?

História do Palhaço Sacarrolha, de Primaggio Mantovi, composta em novembro de 1974 e publicada na revista do personagem número 26 pela Editora Abril em Setembro de 1975.

Neste universo de personagens temos dois circos rivais: o Gran Circo Kabum, ao qual pertencem o Sacarrolha e seus amigos do bem, e o Circo Trapassa, composto por encrenqueiros que se dedicam (mais do que à arte circense) a atrapalhar as atividades do primeiro grupo, inclusive seguindo-os para todo lado.

Assim, onde quer que estejam, os integrantes do Circo Kabum sabem que seus rivais trapaceiros estarão sempre por perto e cheios de más intenções. Ou será que estarão, mesmo? E, se não estiverem, isso será um alívio, ou mais uma preocupação?

Quando a turma do bem olha em volta e não vê os maus, a incerteza aparece e começa a crescer. Afinal, onde estarão os trapaceiros? O que será que eles estão tramando? Tudo parece calmo demais… Onde está a trapaça? A tensão chega a crescer tanto, que acaba paralisando as atividades normais dos artistas.

Tão incômodas quanto sejam algumas pessoas e situações na vida, elas certamente são mais fáceis de aguentar quando a gente sabe com o que está lidando e consegue ver o problema com clareza. Por pior que seja, uma certeza é sempre “menos ruim” do que uma incerteza.

Ao mesmo tempo, papai vai nos mostrando alguns dos elementos dos bastidores de um circo: a montagem da lona, a preparação dos animais (eram os tempos, fazer o quê?), e até mesmo coisas como o avião que alguns circos têm e fazem circular sobre as cidades com uma grande faixa, tocando uma buzina, e anunciando com alto-falantes.

Quando os personagens chegam ao auge da preocupação, de repente tudo se resolve de maneira surpreendente, o que causa alívio em todos e faz o leitor rir. Às vezes, as preocupações nos fazem ver problemas onde eles não existem, e sofrer por antecipação com uma tragédia que talvez só exista em nossas cabeças.

***************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon 

Visitem também o Sebo Saidenberg, na Amazon. Estou me desfazendo de alguns livros bastante interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s