É Fogo Na Roupa!

História do Pena das Cavernas, de 1986.

Esta versão pré-histórica do Peninha é mais uma divertida variação do personagem criada por papai. As histórias que têm o passado remoto como tema muitas vezes servem para mostrar como pode ter sido a origem das coisas, sempre com muito humor.

O título, usado também em uma história que papai fez para os Escoteiros Mirins dois ou três anos antes, faz referência a uma expressão popular que significa algo como uma situação difícil, inquietante e que demanda uma solução urgente. 

E se, em “Os Metralhas Olímpicos”, vimos uma origem do fogo explicada com base na mitologia grega, hoje vemos uma explicação mais “científica”, que está mais de acordo com as teorias dos arqueólogos e historiadores.

Partindo da teoria consagrada que vê o primeiro contato da humanidade com o fogo por meio de um incêndio causado pela queda de um raio, papai mostra o Pena das Cavernas, com sua imaginação sempre à frente de seu tempo, tentando repetir o feito da natureza (ou “dos deuses”) com vários métodos bastante plausíveis.

Ele eventualmente conseguirá o que quer, mas meio por acidente, como sempre acontece nas histórias do Peninha e de suas variantes de todos os tipos.

Há também uma referência ao conto de Hans Christian Andersen chamado “A Roupa Nova do Rei” e mais uma cena de nu de um personagem Disney.

Por fim, logo no primeiro quadrinho temos uma piada visual que explora um clichê dos antigos filmes mudos sobre a pré-história que mostravam homens das cavernas convivendo com dinossauros, o que influenciou os desenhos animados, como os Flintstones e o Vale dos Dinossauros, e as próprias histórias em quadrinhos.

No campo científico a teoria da convivência de humanos com dinossauros na mesma época é controversa, e uma na qual papai não acreditava. Para ele, dinossauros e humanos na mesma cena era mesmo coisa de ficção.

**************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon 

Visitem também o Sebo Saidenberg, na Amazon. Estou me desfazendo de alguns livros bastante interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s