A Descoberta do Brasil

História do Terremoto, da turma da Patrícia de Ely Barbosa, composta em março de 1987 e publicada pela Editora Abril na revista Patrícia em Quadrinhos número 8 em janeiro de 1988.

Mais uma vez papai usa os personagens da turminha para tentar ensinar um pouco de História do Brasil ou, pelo menos, despertar a curiosidade da criançada para que prestem atenção na aula, quando a professora mencionar o assunto.

O Terremoto de papai tem um pouco de Patinho Biquinho da Disney com algo da personalidade do meu irmão quando era pequeno, mas elevado ao cubo, é claro. Ele era arteiro, mas nem tanto. Em todo caso, isso certamente faz parte da percepção que os adultos têm das crianças, e da tendência que temos de interpretar a exuberância delas como “traquinagem”. A frase abaixo é algo que o meu irmão disse um dia ao ser confrontado por causa de alguma “arte”.

O resto da história é uma brincadeira com a tendência que algumas crianças têm de levar o que os adultos dizem ao pé da letra e com a percepção que a televisão passa sobre como são os índios, sempre ao estilo norte-americano. Assim, quando a professora diz que “Cabral partiu de Lisboa à frente de 13 naus”, é isto que o Terremoto imagina:

É esse jogo de percepções de lado a lado e a representação das falhas de comunicação entre adultos e crianças que tornam a história engraçada. Enquanto as crianças têm seu próprio modo de pensar e ver o mundo e ainda não aprenderam que ele não é o único possível, é preciso que os adultos procurem ter a sensibilidade de entender as crianças e dar a elas o carinho e o apoio dos quais elas necessitam para ter um desenvolvimento saudável.

**************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon 

Visitem também o Sebo Saidenberg, na Amazon. Estou me desfazendo de alguns livros bastante interessantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s