O Poderoso Al Carione

Hoje falaremos de uma revista, a Zé Carioca Edição Especial Colgate número 4, de 1982.

Duas das histórias contidas nela são republicações de histórias de papai: “Serenata ao Luar” e “Zé Dinamite”, já comentadas aqui. Uma terceira história, “o Cobrador”, é de Julio de Andrade Filho. A capa também é “republicada”, tendo aparecido na revista Zé Carioca número 1245, de 1975.

Ela foi distribuída gratuitamente a quem comprasse a pasta de dentes e continha uma história extra com a temática da saúde dental, além de jogos e brincadeiras. Além dessa, mais três revistas fizeram parte da série: uma para o Mickey, outra para o Tio Patinhas, e mais uma para o Pato Donald.

O interessante é que esta história promocional de 4 páginas, chamada “O Poderoso Al Carione”, é uma paródia da História do mafioso Al Capone e também foi escrita por papai. O desenho é de Carlos Edgard Herrero. O Inducks dá a história como publicada na edição do Pato Donald, mas ela certamente fazia parte de todas as revistas.

Os diálogos da quadrilha das cáries têm qualquer coisa dos Irmãos Metralha, especialmente nas discussões e na distribuição liberal de tapas pelo chefe da quadrilha. E a marca registrada de papai, uma referência à realidade brasileira da época, está presente na fala de um dos bandidos: “chame o ladrão” vem de uma canção de Chico Buarque (ou melhor, seu personagem Julinho da Adelaide, que ele usou para burlar a censura) de nome “Acorda Amor“, uma crítica ao Estado Policial dos anos 1960 e 1970.

***************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon 

Visitem também o Sebo Saidenberg, na Amazon. Estou me desfazendo de alguns livros bastante interessantes.

Anúncios

Uma opinião sobre “O Poderoso Al Carione

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s