O Ataque Extraterreno

História do Bionicão, composta em janeiro de 1979 e publicada pela RGE – Rio Gráfica e Editora na revista HB Especial número 8 em julho do mesmo ano.

Esta é mais uma daquelas histórias que papai escreveu sob o nome de mamãe como uma maneira de “contornar” o contrato de exclusividade que tinha com a Editora Abril. O nome que consta no expediente da revista é o dela, mas ela me confirmou pessoalmente que a história não é dela. O título de trabalho é “O Ataque Extraterrestre”.

Com 16 páginas, é uma das mais longas que ele escreveu após parar com as histórias de terror. E ela é também inspirada naquelas antigas histórias, especialmente no uso do satélite (que na verdade mais parece uma estação espacial). É uma mistura de cientista maluco como antagonista, com um ataque de discos voadores, luta na órbita da Terra e ficção científica.

A inspiração possivelmente veio do incidente com o satélite/estação espacial “Skylab“. Lançado em 1973, ele acabou entrando novamente na atmosfera em 1978 por causa de algum erro de cálculo, e finalmente caindo aos pedaços de volta na Terra em 1979.

Enquanto tentam impedir que um satélite desgovernado caia em uma zona habitada da Terra, os heróis lutam contra o vilão enquanto o cachorro biônico alterna entre feitos incríveis e trapalhadas homéricas.

bionicao-ataque

Interessante é o contraponto feito entre a tecnologia de foguetes dos anos 1970/80 (que continua mais ou menos a mesma até hoje) e os avançados discos voadores por controle remoto comandados pelo cientista maluco.

bionicao-ataque1

Já a espetacular reentrada na atmosfera, protagonizada pelo Bionicão, desafia todas as leis conhecidas da física. Mas até aí, se não fosse assim, não seria uma história em quadrinhos.

bionicao-ataque2

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon 

Uma opinião sobre “O Ataque Extraterreno

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.