Banzé Das Selvas

História do cachorrinho Banzé, escrita em 1974 e publicada em 1979.

São apenas três páginas de roteiro simples e charmoso. Todos os personagens principais são animais, e os únicos dois humanos que vemos são meros coadjuvantes, testemunhas incrédulas da ação dos bichos.

A palavra “banzé” é sinônimo de confusão, balbúrdia, bagunça. E é justamente isso que acontece nesta história: uma pequena bagunça causada por um filhote de macaco que aparece do nada na casinha do cachorrinho na hora da soneca e o atrai para uma aventura em uma “selva” que fica estranhamente próxima.

O comportamento do Banzé aqui, aliás, lembra bastante o de qualquer criança humana arteira e seria “ecoado” anos depois nas histórias do Biquinho. Há também uma forte influência de filmes de aventura na selva, em especial os dos personagens Tarzan e Jim das Selvas, referência do cipó usado como meio de transporte.

Banze selva

E por falar em filmes, eu me lembro de, no início dos anos 1980, ter assistido em videocassete ao filme “Banzé no Oeste“, de Mel Brooks, que havia sido originalmente lançado justamente em 1974. Papai estava bastante animado com esse filme, que achou muito engraçado, mas eu, criança e fã dos quadrinhos Disney, pensei que veria o cachorrinho na tela e me decepcionei bastante. Quando, visivelmente desapontada, perguntei a ele onde estava o Banzé, que não aparecia nunca, ele riu bastante e me explicou o significado da palavra que dá nome ao personagem.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a ler minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.