Os Meninos Do Circo

História de Zico e Zeca, de 1984.

Esta história é para quem conhece a fundo os personagens da turma do Zé. É também uma das poucas onde os sobrinhos do papagaio são protagonistas, sem ficar à sombra do tio o tempo todo. O Zé só vai aparecer na última página.

A vida em família às vezes não é fácil. São muitas as responsabilidades e obrigações chatas, como arrumar a própria cama, tomar banho todo dia, escovar os dentes após as refeições, ir à escola, fazer lição de casa… Às vezes, essa rotina toda é maçante demais para certas crianças, e fantasias de “liberdade”, como fugir de casa, costumam ser comuns.

Fugir com o circo era, no tempo em que os circos percorriam o País de cidade em cidade e costumavam ser a principal (ou mesmo única) diversão de comunidades inteiras, o mais comum desses “planos de fuga”. O circo parecia seguro e divertido, uma comunidade de artistas onde se podia trabalhar, ter alimentação e moradia garantidas, e ainda por cima viajar e assistir as apresentações de graça. Não se poderia querer coisa melhor, não é mesmo?

Mas será que é assim tão vantajoso, no final das contas? O trabalho em um circo parece ser divertido, mas também pode ser muito pesado. E no tempo em que os circos usavam animais em suas apresentações, eles poderiam ser bastante intratáveis, colocando à prova as capacidades de qualquer candidato a tratador.

ZC circo

Além disso, nada justifica que uma criança abandone a escola, seja por que motivo for. Ser obrigado a fazer lição de casa não é desculpa. E, é claro, nenhum dono de circo que tivesse um cérebro entre as orelhas levaria dois meninos embora com ele, o que nos remete ao dono deste circo em particular. A pista sobre quem é ele está na placa acima da porta do carroção, e na verdade em vários outros lugares, mas só os fortes entenderão. Sutileza, aliás, é tudo nesta história.

ZC circo1

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s