Histórias Da Vovó Donalda

História da Vovó Donalda, de 1984.

Não é só o Vovô Metralha que conta histórias dos antepassados aos mais jovens da família. A matriarca da Família Pato também tem suas histórias para contar.

As três patinhas, Lalá, Lelé e Lili, estão passando as férias no sítio, onde não há televisão. Assim, quando cai a noite e já não é mais legal correr e brincar na escuridão, o jeito é se divertir ouvindo histórias. A ausência de um aparelho de TV tem seu lado positivo, que é esse diálogo entre os membros da família, e isso certamente reforça os laços afetivos. Mas pode ter também o seu lado negativo, como o leitor poderá ver mais adiante na história.

O “causo” contado pela vovó envolve a avó dela, Vovó Hortênsia, uma tataravó das meninas criada por papai para a história “Um Natal do Passado” em 1982 (ela, aliás, aparece apenas nestas duas histórias, a de Natal e esta comentada hoje), a própria Vovó Donalda quando criança, e um mistério a respeito de objetos que sumiam misteriosamente da casa, mesmo com tudo trancado à noite. Seria obra de algum fantasma?

Para quem conhece o trabalho de papai, a primeira reação da menina Donalda lembra bastante a história de terror dos anos 1960 intitulada “A Boneca”, já comentada aqui. Será que estamos mesmo diante de um mistério sobrenatural? Estariam as patinhas prestes a encontrar uma bonequinha de pano velhinha, enrugada como uma uva passa, em algum canto esquecido da casa?

Vovo historias

A solução do mistério é bem menos sobrenatural, é claro, já que esse terror todo não “cabe” em histórias Disney. O problema na verdade se resumia à presença de um ninho de ratos trocadores na casa, que é logo descoberto pela antepassada, com a recuperação de todos os objetos que haviam sumido, e mais alguns.

Vovo historias1

Misteriosas pepitas de ouro foram deixadas pelos ratos em troca dos objetos levados, o que não é nada mau, mas deixa um “rabinho” de mistério a resolver, mesmo após esses anos todos que já se passaram: de onde veio esse ouro todo? É o que as meninas vão se propor a fazer, e é nesse momento que a Vovó Donalda percebe que talvez ela esteja precisando comprar uma TV, no final das contas.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s