O Grande Conquista… Dor

História do Pato Donald, de 1972.

Este é um exemplo de mudança do nome da história pelo editor. O título original era, simplesmente, “O Conquistador”. O Inducks, inclusive, colocou um ponto de interrogação na autoria, mas o fato de ser a única história nacional na revista e de estar aqui na coleção é mais do que prova, para mim, de que ela é mesmo de papai.

O “Green-eyed monster”, ou “Monstro dos olhos verdes” é um personagem de Carl Barks, que foi a principal influência de papai no primeiro ano ou dois de produção de quadrinhos Disney. Já a inspiração do Mestre veio muito certamente de Shakespeare, mais exatamente da peça chamada “Otelo, o Mouro de Veneza“.

PD conquistador

A citação exata onde o “monstro” aparece é a seguinte: “Meu Senhor, livrai-me do ciúme! É um monstro de olhos verdes, que escarnece do próprio pasto que o alimenta. Felizardo é o enganado que cônscio, não ama a sua infiel! Mas que torturas infernais padece o homem que, amando, duvida, e, suspeitando, adora.” O temperamento do Donald em seu relacionamento com o Gastão, e na verdade todo esse triângulo amoroso com a Margarida, é claramente inspirado nessa peça.

PD conquistador1

Em 1975, na história intitulada “A volta da companhia teatral Peninha” e já comentada aqui, papai usaria mais uma fase de Otelo interpretada pelo Donald: “A ira me agita! A indignação me sufoca! A fúria me atormenta”.

O drama de Shakespeare é uma tragédia clássica, que termina, literalmente, “em morte e facada”, bem ao estilo de “Romeu e Julieta”, aliás. O final da história de papai tem alguma violência, digamos assim, mas não deixa de ser bastante cômico.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook