Tiro ao Pombo

História da Esquadrilha Abutre, escrita em outubro de 1976 e publicada pela Editora Abril na revista Heróis da TV número 21, de fevereiro de 1977.

De acordo com a lista de trabalho de papai, pouco antes de escrever esta, ele estava trabalhando em uma história de mesmo nome para o Peninha. Ela consta como “reaproveitada” na lista, e esta que comento hoje aparece logo de cara registrada como “versão II” (sem versão I). Tudo isso, aliado ao fato de que a suposta história do Peninha não está registrada no Inducks, indica que a primeira história foi rejeitada pela Disney e que papai, que nunca desperdiçava uma boa ideia, a adaptou para a Hanna-Barbera.

O “Tiro ao Pombo” é uma modalidade pseudo esportiva que, no ano de 1900, chegou inclusive a ser um esporte olímpico, acredite se quiser. Caracteriza-se pelo uso de pombos vivos em pleno voo como alvo, e pela desumanidade de seus praticantes. Por sorte, já está caindo em desuso. Mas acredito que, no tempo em que esta história foi escrita, ainda era um “esporte” bastante popular.

A história em si é um daqueles planos maléficos do vilão para interceptar o pombo correio que leva mensagens pelos céus, e usa todos os elementos dos desenhos animados da TV, como os nomes esdrúxulos que o aviador dava às armas que criava, e os bordões “Faça alguma coisa” e “Medalha, medalha”. Nem é preciso dizer que o plano não dará certo, mas o que interessa é mostrar como vai dar errado, e fazer o leitor rir com toda uma série de trapalhadas e acidentes inusitados.

EA Pombo

Qualquer leitor que assistisse aos desenhos animados certamente se identificaria com a história em quadrinhos, reconhecendo as referências. A “sensação” da leitura, com a sucessão dos quadrinhos correspondendo mais ou menos aos quadros da animação, é a mesma, aliás.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s